sábado, 13 de fevereiro de 2016

Carrancas



As Carrancas são as conhecidas cabeças macabras esculpidas em madeira. Representam formas humanas deformadas ou misturadas com animais e vice-versa. Sua origem é desconhecida, mas acredita-se derivar do costume antigo dos índios brasileiros.




As primeiras histórias sobre Carrancas, registradas do século XIX, contam que eram monstros esculpidos em madeira, sua utilidade principal era ficar na proa das embarcações, com o objetivo de afugentar os espíritos do mal, e criaturas sobrenaturais que habitavam os rios, tais como as Sereias.



Os nativos contavam que Carrancas eram capazes de avisar o perigo, ela soltava 3 gemidos para que o barqueiro tivesse tempo de se salvar, se a ameaça fosse algo não sobrenatural como jacarés ou animais ferozes.



A maioria das Carrancas apresentam características similares como orelhas pontudas, uma cabeleira preta, os olhos brancos adornados por cores vermelhas fortes, um nariz agressivo e pontudo, assim como suas presas afiadas que dão espaço pra uma língua escarlate. Os artesãos afirmam que quanto mais feia, melhor a Carranca é. Tons de terror são adicionados em sua expressão para que possam afastar o mau-olhado, azar e assombrações.



Com o tempo, as Carrancas foram levadas para as casas, por sua fama de proteção, não ficando apenas em barcos, mas sim de decoração nas salas e entradas dos lares brasileiros.

3 comentários: