sexta-feira, 19 de junho de 2015

Náiades



Na Mitologia Grega, as Náiades eram um tipo de ninfa que habitavam corpos de água doce, tais como riachos, fontes, poços, nascentes, cachoeiras.


Náiades eram belas e formosas, semelhantes a outras ninfas, e até sereias ou Huldras, estavam nuas a maior parte do tempo e gostavam de adornos em seus cabelos. Algumas possuíam a pele de um tom esverdeado ou azulado. Seu nome significa água corrente.



Elas eram cultuadas como entidades. Espíritos femininos que poderiam ajudar os jovens, mas não poderiam ser igualadas aos deuses antigos. Mesmo assim, possuíam poderes sobrenaturais como o dom da profecia e conhecimentos medicinais, vindos de rituais feitos com água. Tais rituais incluíam principalmente afogamento de pequenos animais.

O mito de algumas fontes ou águas de lago serem milagrosas podem ter surgido do poder das Ninfas que ali habitam, pois acredita-se que cada um desses lugares possui uma entidade protetora, que seria uma Náiade.



Náiades também poderiam ser perigosas, eram extremamente ciumentas, e eram protetoras da água, não gostavam que seres humanos se banhassem enquanto estavam próximas no mesmo rio, poderiam punir quem não obedecesse com cegueira, outras doenças e até com a morte, normalmente afogamento.

Hoje em dia as Náiades aparecem em esculturas de pontos turísticos como em Roma, na Italia.



Você pode conferir duas músicas da cantora finlandesa Tarja, Naiad e The Archive of Lost Dreams, duas belas canções de seu álbum What Lies Beneath que referenciam a uma ninfa das águas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário