quarta-feira, 8 de abril de 2015

Nuckelavee


Nuckelavee é um demônio metade cavalo do folclore das Ilhas Órcades, que ficam ao norte da Escócia. Ele é o demônio mais temido das ilhas escocesas, alguns folcloristas afirmam que seu nome significa Diabo do Mar.

Ele mora no mar, e costuma sair para a terra com fins destrutivos e assustadores em tempestades marinhas e ondas fortes. Tem poderes sobrenaturais demoníacos que influenciam em toda ilha. As pessoas das proximidades nunca pronunciam o seu nome sem fazer uma oração logo após.


O bafo do Nuckelavee pode causar desgraças em fazendas, murchando toda a colheita e espalhando pestilência nos animais, fazendo criações de gado e ovelhas. Com o passar do tempo, essa criatura foi responsabilizada também por trazer secas e epidemias.


O Nuckelavee é descrito como um monstro horrendo, sendo uma mistura de humano, demônio e eqüino. A descrição de um antigo morador da ilha chamado Tammas, sobreviveu ao ataque do Nuckelavee, ele o descreveu detalhadamente como uma aberração, possuía um torso de homem ligado ao dorso de um cavalo, sem pelos, apenas a carne viva, com veias amarelas pulsando o sangue negro que percorria todo seu corpo musculoso, o torso de homem não possuía pernas, mas seus braços eram tão longos, que eram capazes de tocar no chão. Ele tinha duas cabeças, a cabeça eqüina tinha uma boca enorme, que exalava vapores tóxicos e um fedor macabro, possuía um único olho na testa que ardia como fogo vermelho.
Sua segunda cabeça era demoníaca, com uma boca parecida com a de um porco selvagem.


Nuckelavee By: Daimera

O Nuckelavee não sai do mar se estiver chovendo, água doce é o seu ponto fraco, assim ele não pode atravessar rios ou ter contato com qualquer outro tipo de água que não seja do mar. Para sobreviver a um avistamento do Nuckelavee deve se atravessar um riacho, onde o demônio não possa passar, tendo aversão e ficando longe da água.

Nuckelavee By: Verdego

Na série de tv Grimm, o Nuckelavee é representado como um wesen, tem apenas uma cabeça e o corpo de humano normal, mas quando se transforma, tem a forma de um cavalo sem pelos, com olhos brilhantes e uma crina lisa. 

3 comentários:

  1. Muito interessante... acompanho o blog há algum tempo, e gostaria de saber se me conseguiria arranjar algumas informações sobre uma criatura da qual estou à procura sobre mais algo... são chamados de Uldras, ou Anciãos, e parecem gnomos, apesar de muito mais altos e agressivos, e de hábitos diferentes. Vivem somente numa zona do Norte, na Lapónia se não me engano. Têm poder e gostam de montar sobre grandes bestas como lobos, ursos e alces, de quem são grandes amigos. Vivem debaixo da Terra e raramente sobem, pois não gostam da luz do Sol e, quando encontram um humano (e se este for especialmente mau), ficam muito revoltados, causando todo o tipo de desastres. Agradeceria muito, pois apenas encontro sobre RPG quando pesquiso sobre tal criatura. Grato.

    Cumprimentos,
    Francisco Grilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualização: Retirei tudo isto do meu livro preferido e no qual confio muito, Leven en werken van de Kabouter. Sei que se soubesse o nome da criatura em questão em holandês, como no livro original, obteria mais respostas. Ou pelo menos assim o penso, sendo que "funciona" para outras criaturas mágicas. Tudo o que o livro diz, acompanhando com uma ilustração do Uldra montando um alce, é:

      "Criaturas que vivem no subsolo; Encontram-se apenas na Lapónia. Eles lembram gnomos mas são algo maiores, e sem cor. Eles vivem juntos em grandes famílias, ou tribos, têm autoridade sobre grandes animais selvagens como o urso, cervo, lobo e a rena, -que lhes obedecem completamente. Eles são meio que amigáveis, mas cegos como morcegos à luz do dia. Se são maltratados pelo homem, desastres podem acontecer. O seu método mais feio é espalhar um pó venenoso pelo líquen-das-renas, fazendo com que esse animal morra em massa e roubar aos pastores Lapões o seu sustento."

      -Leven En Werken Van de Kabouter. Texto por Wil Huygen e ilustrações por Rien Poortvliet, Países Baixos.

      Tradução do excerto por Francisco Grilo (eu \o/)

      Excluir
    2. http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2015/09/uldras.html

      Excluir