terça-feira, 18 de novembro de 2014

Totem


Um totem pode ser descrito como um ser espiritual, objeto sagrado ou como um símbolo que serve de emblema para um grupo de pessoas, como uma família, um clã, uma tribo ou uma linhagem de descendentes. O totem simboliza como um lembrete da ancestralidade do grupo, ou de seu passado místico.


Embora o termo Totem seja indígena, ele não é exclusivamente dessa tribo, pois vários foram encontrados em outras culturas, em regiões da Asia, Africa, Arabia, Austrália, Europa e no Ártico. O que existe em comum dentre todas elas, é que eram usados por pessoas para identificação pessoal como um espírito protetor ou um guia.



Os totens são muito associados com as religiões indígenas que acreditam em divindades espirituais que tinham metade animais, ou eram totalmente feras selvagens, e assim representados em barras de madeira empilhadas ou esculpidos em árvores de grande porte, simbolizando as semelhanças físicas e ou psicológicas do clã com algum animal.

Esse tipo de totem é o mais comum nas tribos norte-americanas, onde representam a hereditariedade, uma grande família de gerações, onde todos do mesmo clã são tratados como irmãos e devem se comportar como tais, ou seja, o casamento entre dois do mesmo clã é proibido.

A maioria dos totens comuns são representados com rostos humanos, e animais como águias, falcões, corujas, rãs, ursos e outros seres sobrenaturais e aquáticos. Esses animais não poderiam ser mortos por quem os cultuasse no totem, era considerado desrespeito, e quem infringisse essa regra, seria punido, pois um totem era para ser seguido como um guia, buscando as direções certas a se tomar em um tempo de vida.

Crenças nativas explicam que o animal ou a criatura representada no totem é aquela que irá guiar o membro da tribo por toda sua vida, o ajudando a fazer escolhas, dando sabedoria e proteção tanto no mundo físico como no espiritual, mas apenas se comunica através dos sonhos ou pensamento, transmitindo características, honra e respeito.

Entre outras culturas, os totens poderiam ser um meio de transporte de outra dimensão, para seres que ja foram imaginários, e de tanto serem acreditados, passaram a existir em um universo paralelo, isso poderia nascer para o bem ou para o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário