sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Empusa



Empusa é uma criatura da Mitologia Grega. Acredita-se ser uma semideusa e um monstruoso espectro feminino, filha de Hecate, a deusa das estradas, e de Mormo, um dos espíritos malignos que estavam na caixa de pandora, e saíram para aterrorizar a terra.


Empusa foi associada com as Lâmias, por sua aparência monstruosa, assim como o jeito de atacar e devorar os seres humanos nas estradas.

Empusa by papaya_pig on deviantart


Ela se deliciava com o sangue de jovens que atraia nas estradas, e os atacava enquanto dormiam, bebendo seu sangue e comendo sua carne. Ela é descrita como uma quimera, parecia uma linda mulher de cabelos flamejantes, mas possuía garras afiadas, uma perna de bronze e outra de asno. Soltava um guincho macabro quando se sentia ameaçada ou insultada, e era praticante da metamorfose, podendo se transformar em um cachorro, vaca ou mula.

Dionísio e Empusa
Na literatura moderna, a Empusa foi reduzida a um tipo de espírito que apenas assustava os viajantes nas estradas, ficou mais conhecida por fazer isso com Dionísio e seu escravo. Ela era enviada por Hecate, para proteger os caminhos.



Na cultura popular:

Empusa é retratada em um poema de Rudyard Kipling. É um personagem recorrente em Fausto. Segunda parte da tragédia, de Goethe, é apresentada como prima de Mefisto na história. É antagonista no conto ''Grecian Rune'' de James Matthew Byers, onde se torna heroína.

Em Percy Jackson, servindo a Hecate.

No jogo God of War, onde aparece como inimiga de Kratos, aqui é representada como metade inseto, parecendo um louva-a-deus feminino.



3 comentários:

  1. Interessante... vi um cara citando ela neste texto...http://www.noticiasdobr.com/264403/-pacto-com-o-demonio-vendi-minha-alma-ao-diabo/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivan, assisti um vídeo ontem no canal assombrado e gostaria de ler este texto que cita, mas n tô conseguindo abrir a página. Interessante vc ver esse vídeo, talvez seja a mesma historia que Ana Paula conta.., entre em contacto comigo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivan, assisti um vídeo ontem no canal assombrado e gostaria de ler este texto que cita, mas n tô conseguindo abrir a página. Interessante vc ver esse vídeo, talvez seja a mesma historia que Ana Paula conta.., entre em contacto comigo

    ResponderExcluir