segunda-feira, 30 de junho de 2014

Fogo-fátuo


Fogo-fátuo é o nome dado a luzes misteriosas que aparecem à noite em locais sombrios (pântanos, cemitérios, rios e lagoas), normalmente vistas por viajantes que passam pelas estradas desertas.

O fogo-fátuo é também chamado de Ignis Fatuus, e foi relatado desde a Idade Média na Grã-Bretanha, a lenda sempre dizia que eram luzes derivadas de espíritos malignos com natureza travessa e mal intencionada, usada para atrair viajantes e outras pessoas para situações perigosas. Essas luzes também foram incorporadas na literatura moderna, um bom exemplo que pode ser citado se encontra em Drácula, de Bram Stoker.


As luzes misteriosas existem em várias culturas do planeta, e seu nome se diferencia por região. Na Europa são muitas vezes considerados como Fadas e Almas penadas. Na América do nortee Dinamarca é conhecido como Jack O’ Lantern, a famosa lenda famosa no Halloween e suas cabeças de abóbora, para ver mais clique aqui.


Em algumas partes da Inglaterra é conhecido como o espírito Hinkypunk. No Brasil como Boitatá, uma grande serpente brilhosa.

Cuidados devem ser tomados com o Fogo-fátuo, por vezes ele pode ser inflamável, e a lenda diz que não devem ser olhados de perto, nem serem seguidos, pois eles podem enganar criando ilusões e visões daqueles que já morreram e apodreceram no determinado local, o que é muito comum nos pântanos que engoliram cemitérios antigos com todos seus túmulos.


O Fogo-fátuo também é considerado um presságio de morte, e associado com espíritos que não conseguiram entrar no céu, nem no inferno, almas penadas que foram condenadas a vagar pela terra, malignamente levando viajantes para encontrar seu fim.

Fogo-Fátuo em 'Valente'

Em algumas lendas o Fogo-fátuo nem sempre foi maligno, era considerado feitiço de fadas, ou espíritos de guardiões de tesouros que os mostrava apenas a aqueles que eram corajosos o bastante para segui-los e conseguir sua riqueza.





A explicação cientifica moderna considera o Fogo-fátuo um fenômeno químico de um corpo orgânico entrando em putrefação, ocorrendo a emissão do gás metano na superfície, o que entraria em combustão gerando a luz assustadora, que consegue perseguir aqueles que fogem por que o ar se desloca e faz com que o fogo se mova na mesma direção.

Um comentário:

  1. Interaçante como tudo é identificado com a natureza.tudo e todos nós.

    ResponderExcluir