sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ammit


Ammit é um demônio Egípcio do sexo feminino, podendo variar sua forma de humana assim como uma quimera, as vezes possuindo a cabeça de um crocodilo, torso de um felino, e sua parte traseira de um hipopótamo. Ammit era conhecida também como ‘Devoradora dos Mortos, Comedora de Almas ou A Graça da Morte’.


Ammit ficava sentada no salão de julgamento dos mortos, sob as escalas da justiça, numa balança com Osíris, quando uma pessoa morria, depois de todos os rituais necessários, como embalsamento etc. a alma levada por Anúbis era pesada na balança, em algumas versões, o coração era colocado de um lado, e uma pena do outro, se os pecados do coração fossem mais pesados que a pena, na visão da deusa Maet , Ammit apareceria em baixo, pronta para devorar, caso contrário, a pessoa seguiria para a vida eterna com sua alma.


Ammit devora as almas, rasgando com suas garras, assim dando o que era chamado pelos egípcios de ‘segunda morte, ou morrer pela segunda vez’.

Quando não estava na balança, Ammit morava em um lago de fogo, onde as almas eram jogadas para a destruição, tendo o mesmo conceito de morte eterna.


Ammit foi um dos primeiros seres a existirem e era uma das criaturas mais temidas pelos Egípcios, a personificação de tudo aquilo que os povos temiam, e sempre estavam seguindo os princípios da deusa da justiça. 

Um comentário: