terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Holandês Voador



O Holandês Voador é um navio fantasma que segundo sua lenda, foi condenado a passar a eternidade vagando pelos oceanos, sem ancorar por qualquer motivo. O navio era visto envolto por uma luz brilhante fantasmagórica, por vezes branca, azulada ou avermelhada, em muitos de seus avistamentos foram relatadas presenças de fantasmas tentando mandar mensagens do alem, para pessoas que já morreram há muito tempo.





Para muitos navegantes ou pescadores, a aparição do Holandês Voador é um presságio de desgraça, talvez por ele aparecer muitas vezes em ocasiões drásticas como tempestades, ou por ter uma lenda macabra:

‘’Há muito tempo atrás, um grande navio holandês foi pego por uma tempestade, o capitão chamado Van der Decken, grande convicto e orgulhoso que xingava o vento, só seguia seu próprio caminho. Com o lamento de vários marinheiros desesperados, Nossa Senhora apareceu para ouvir as preces enquanto o capitão a culpou pelo desastre, assim teve o barco amaldiçoado. Outra versão da lenda é que o capitão fez um pacto com o diabo, para se livrar de um caminho cheio de obstáculos, mas assim foi condenado a vagar pelos mares causando naufrágios em outros barcos até o fim dos tempos.’’

O Holandês Voador também é visto como um navio de almas perdidas, almas de piratas e saqueadores marítimos que são condenadas a ficar aprisionadas para sempre pagando seus crimes no navio espectral. Outras lendas contam que o capitão foi obrigado pela rainha das sereias a navegar eternamente, podendo desembarcar apenas uma vez a cada 10 anos (mitologia utilizada inclusivo no filme Piratas do Caribe, onde o Holandês Voador era comandado por Davy Jones).

Alem de seu brilho e coloração fantasmagórica, o Holandês Voador consegue navegar numa rapidez impossível a ser atingida por navios normais, onde alguns acreditam que ele se locomove no ar e não pela água, assim como consegue ir contra a direção dos ventos, sendo documentado desde 1795.

Coincidentemente, a última vez que o Holandês Voador foi avistado, foi no Triângulo das Bermudas.






Um comentário:

  1. Aqui está ele, um dos mais famosos contos do folclore mundial, o holandês voador, cantado em prosa e verso. Aliás, todos os povos possuem lendas e casos de avistamentos de navios de luz e/ou embarcações fantasmagóricas em oceanos, mares e rios. Cada um conta a sua maneira.
    A segunda versão parece ser a mais próxima de ser a origem. Desconhecia a imagem de Nossa Senhora associada a essa lenda. Até por que a Holanda sempre se destacou como um país protestante. Colocaram a figura da Virgem Maria de graça. Nada a ver. Até por que ela não amaldiçoa ninguém, muito pelo contrário. Esse povo inventa cada uma...
    Considero que esses “navios de luz” ou “barcos fantasmas” sejam, em verdade, OVNIS e espaçonaves que pairam sobre as águas, mal interpretados à noite por pessoas amedrontadas, supersticiosas e leigas. Será?
    Belas ilustrações. Onde as conseguiu?

    William Holandês Pé no Chão

    ResponderExcluir