segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tutancâmon


Dentre os vários mistérios que o Egito esconde, podemos destacar Tutancâmon, o jovem Faraó, que ascendeu ao trono com apenas 9 anos, e depois de 9 anos, morreu (acredita-se que contraiu a tuberculose), foi mumificado e sepultado em um túmulo que ficou secreto por anos.

 Em 1922/23 foi descoberto o túmulo de Tutancâmon, por Howard Carter e seu grupo de escavadores, que em sua rígida jornada encontraram também os ossos dos saqueadores de tumbas e tesouros que ali sobraram com o tempo.

A câmara possuía muitos tesouros, armamentos e papiros contendo muita historia, incluindo a famosa ’Maldição de Tutancâmon’ ou seja,  aquele que perturbasse o seu descanso eterno, teria consigo uma praga de morte.


Na primeira escadaria, o canário de Howard Carter foi devorado por uma cobra, já indicando um agouro, que foram perceber após decifrar a maldição, tendo como a cobra um animal de proteção contra os inimigos para os egípcios.


Na época em que a tumba foi descoberta, o aristocrata Lorde Carnavon, um dos primeiros a conhecer a tumba, foi picado por um mosquito e a sua ferida infeccionou, causando sua morte depois de ter contado para sua irmã que foi convocado por Tutancâmon, em seguida, seu cachorro também morreu de um enfarte.

Após o ocorrido, cada um dos membros da expedição arqueológica de Howard Carter foi morrendo em condições misteriosas, para os esotéricos e místicos, morreram devido a maldição de Tutancâmon.


Os cientistas céticos levantaram hipóteses de que um fungo haveria sobrevivido a 3000 anos, causando uma doença fatal em pessoas com imunidade baixa, vitimando os violadores da tumba amaldiçoada.
Outros explicam que os Egípcios poderiam já ter o conhecimento da energia atômica e teriam depositado fragmentos de urânio nas tumbas...


 Porém, são teorias que nunca foram comprovadas, deixando assim mais um mistério para a humanidade, no antigo Egito, que até hoje é conhecido como A Maldição de Tutancâmon.

2 comentários:

  1. O Carnavon também era arqueólogo e logo depois que a tumba foi descoberta, ele e o Carter tiveram uma briga feia, e o Carter expulsou o Carnavon da casa onde eles estavam hospedados. Depois que ele morreu, descobriram que a múmia do Tutancâmon tinha uma ferida na bochecha igual àquela provocada pelo mosquito na bochecha do Carnavon. Mais uma evidência da maldição, talvez?
    E os mistérios não param por aí. Conta-se que Tutancâmon era filho da rainha Nefertiti, uma das mais emblemáticas rainhas do Egito. Mas os dados do reinado dele foram completamente apagados dos registros históricos. Ainda há a suspeita de que ele foi assassinado por inimigos. O que um menino de 9 anos poderia fazer para ter inimigos e acabar desse jeito? Por que alguém iria querer apagar seu reinado da História? Talvez nós nunca saibamos...

    ResponderExcluir