quarta-feira, 25 de abril de 2012

Harpias



Na mitologia grega, as Harpias eram monstros híbridos assim como Sirens, Centauros, e Esfinge, ou seja, uma quimera, com corpo de aves de rapina, tendo seios e cabeça de mulher.Às vezes eram classificadas como espíritos alados, e ficaram conhecidas por roubar toda a comida de Fineu, um rei cego.


Para diferenciar as Harpias das Sirens e outras sereias antigas que possuíam corpo de ave, os antigos profetas descreveram a feiura das Harpias como sua característica secundaria marcante.


A lenda mais famosa conta que Fineu, um rei que tinha o dom da vidência, revelou muitas informações importantes, até que Zeus ficou sabendo, irritado, puniu o rei com a cegueira, para que não tivesse mais nenhuma visão, e o mandou para uma ilha isolada, com um banquete que ele nunca poderia comer, pois sempre que chegava perto da comida, ou até mesmo a pegava com a mão, as Harpias sempre chegavam e comiam toda a comida, antes que ele pudesse colocar algo na boca.


As Harpias se afastaram logo depois da chegada de Jasão com os Argonautas, pois Zéfiro (um dos ventos) as espantou, mas não matou nenhuma delas.


Muitas Harpias viviam no caminho para o Tártaro, eram agentes de punição que sequestravam e torturavam as pessoas. Eram cruéis e violentas, também moravam nas ilhas Strophades, e geralmente eram vistas como a personificação dos ventos da natureza destrutiva.

As Harpias originais eram irmãs, Aello (Tempestade Veloz) Celeno (Obscura) e Ocypete (Asa veloz).



Dedicação de Postagem: Pedro Jung de niver >^^< hppy b-day

Nenhum comentário:

Postar um comentário