sexta-feira, 23 de março de 2012

Ragnarök



Ragnarök pode ser considerado praticamente o “Apocalipse” da Mitologia Nórdica, onde geralmente era retratada em esculturas e livros, representando o fim do cosmos.


É uma série de eventos que irão acontecer incluindo principalmente uma batalha que trará a morte de deuses famosos como Odin, Thor, Tyr, Freyr, Loki e Heimdallr, além de ocorrer grandes catástrofes naturais, que resultariam no final do mundo submerso por água.

O Ragnarök era procedido pelo Fimbulvetr, que significa o Inverno dos Invernos, depois disso, o mundo surgiria novo e fértil, com apenas dois sobreviventes humanos, o que levantaria a hipótese de muitos especialistas afirmarem que tal lenda foi inspirada nos contos bíblicos.


No Ragnarök, o lobo Skoll finalmente engoliria o Sol, e seu irmão Hati comeria a Lua, mergulhando a terra em trevas. As estrelas se apagariam do céu, e um galo chamado Fjalar cantaria para os gigantes, outro galo cantaria para os deuses, e um terceiro galo ressuscitaria os mortos.


A terra tremeria com terremotos e todos os elos e correntes se quebrariam libertando o terrível lobo Fenrir. O mar se levantaria por que Jormungand, a Serpente de Midgard está se torcendo em fúria enquanto está vindo em direção a terra, manchando o solo e o céu com seu veneno. As ondas causadas por essa Serpente, daria caminho libertando o navio Nagflar, comandado pelo gigante Hymir, embarcando com outros gigantes para os campos de batalha. Do reino dos mortos, outro navio também estaria a caminho, trazendo Loki e os habitantes do inferno. Os gigantes de fogo liderados por Surt, deixariam seu lugar para batalhar contra os deuses. Surt carregando uma espada que brilha como o sol, viria queimar a terra.


Enquanto isso, Heimdall soará sua trombeta, convocando os filhos de Odin, e todos os heróis ao campo de batalha. De todos os cantos do mundo, Gigantes, Anões, Deuses, Demônios e Elfos vão andar para a imensa planície de Vigrid, o campo onde a ultima batalha será travada.

 
Odin iria atacar Fenrir, enquanto Thor atacaria Jormungand, Thor seria vitorioso, mas seria envenenado com o veneno da serpente suspenso aos céus, assim o deus do trovão era assassinado pela grande serpente. Surt iria caçar Freyr com sua espada, sucumbindo-o rapidamente.

 

Tyr com uma mão, lutaria com o monstruoso cão Garm, e eles matariam uns aos outros. Loki e Heimdall como antigos inimigos se encontrariam pela ultima vez, sem sobreviver no final. A luta entre Odin e Fenrir irá durar por muito tempo, mas Odin seria engolido pelo tenebroso lobo, que logo após isso seria dizimado pelo filho de Odin, Vidar.

 
Em seguida, Surt irá soltar fogo para todos os lados, queimando todos os nove mundos devastando tudo, assim a terra afundaria no mar.


Depois da destruição um novo mundo surgiria do mar, e seria preenchido com suprimentos abundantes. Alguns dos deuses vão sobreviver, outros renasceriam. Maldade e miséria não teriam mais espaço nesta nova terra, deixando homens e deuses viverem juntos e felizes.


Ragnarök não significa “O crepúsculo dos deuses”, a frase é uma tradução famosa, que é muito associada com essa palavra. Ragnarök significa a destruição ou condenação dos poderes, onde neste caso, os poderes seriam os deuses. 

Novo mundo após o Ragnarök

Dedicação de postagem: Giovanni Alves - de aniversário (bematrasado rsrsrs)

Um comentário: