sexta-feira, 9 de março de 2012

Pirocinése



Pirocinése é o termo usado para definir a capacidade especial, dom ou poder de produzir e controlar o fogo. As pessoas ou seres que possuem essa habilidade podem ser chamados de Incendiários.


Seu nome vem do grego (pûr = fogo, kinesis = movimento ) e significa ‘controle de fogo’. O nome ficou conhecido pelo escritor Stephen King, ao nomear assim a protagonista de sua obra Firestarter.


O fogo da Pirocinése pode se manifestar saindo de partes do corpo de seu usuário, por exemplo, pelos olhos, boca, mãos, dedos e da mente, criando chamas onde desejar.

 

No inicio, esse dom não é fácil de controlar, pois ele se manifesta geralmente com a raiva das pessoas, muitas delas não sabem que possuem esse poder mais evoluído do que outras, e acabam causando acidentes graves com a Pirocinése.


A Pirocinése é um dos poderes mais conhecidos usados por Demônios, que usualmente usam o fogo para suas diversidades demoníacas.


Na medida em que o poder da Pirocinése evolui, o usuário pode manipular bem o fogo com a forma que desejar, seja em grandes incêndios, bolas de fogo, jatos, combustão espontânea, e até teletransporte por meio de chamas sem se queimar.

Exemplos de Pirocinése na ficção:

 

Jean Grey (Fênix) e Pyro dos X-men


Aya Brea em Parasite Eve 2


Tocha-Humana do Quarteto Fantástico


Kyo Kusanagi, Saisyu Kusanagi, Iori Yagami, Mai Shiranui, K', e Ash Crimson da série de jogos The King of Fighters.


Nas séries de TV Charmed e Arquivo X no episódio ‘Fire’ (O incendiário)


Entre muitos outros na literatura, vídeo games, cinema, animes, quadrinhos, desenhos animados e televisão.



7 comentários:

  1. ta , e como faço p conseguir soltar umas bolas de fogo da mao?

    ResponderExcluir
  2. ta , e como faço p conseguir soltar umas bolas de fogo da mao?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu devia ter uns 13 anos quando tive uma experiência de pirocinese. Foi horrível e até não encontrei explicação para isso. Simplesmente eu acordei e ainda deitado imaginei os caibros da casa pegando fogo. De repente o incêndio começou e fiquei apavorado. Tentei apagar. Minha família acordou com o meu desespero. Conseguimos apagar antes de se tornar uma tragédia pior. Foi terrível. É uma lembraça que nunca mais esqueci, mesmo depois de 17 anos. Hoje estou com trinta e é como tivesse sido ontem. Um trauma chocante.

    ResponderExcluir
  5. Eu devia ter uns 13 anos quando tive uma experiência de pirocinese. Foi horrível e até não encontrei explicação para isso. Simplesmente eu acordei e ainda deitado imaginei os caibros da casa pegando fogo. De repente o incêndio começou e fiquei apavorado. Tentei apagar. Minha família acordou com o meu desespero. Conseguimos apagar antes de se tornar uma tragédia pior. Foi terrível. É uma lembraça que nunca mais esqueci, mesmo depois de 17 anos. Hoje estou com trinta e é como tivesse sido ontem. Um trauma chocante.

    ResponderExcluir
  6. Eu devia ter uns 13 anos quando tive uma experiência de pirocinese. Foi horrível e até não encontrei explicação para isso. Simplesmente eu acordei e ainda deitado imaginei os caibros da casa pegando fogo. De repente o incêndio começou e fiquei apavorado. Tentei apagar. Minha família acordou com o meu desespero. Conseguimos apagar antes de se tornar uma tragédia pior. Foi terrível. É uma lembraça que nunca mais esqueci, mesmo depois de 17 anos. Hoje estou com trinta e é como tivesse sido ontem. Um trauma chocante.

    ResponderExcluir
  7. Eu devia ter uns 13 anos quando tive uma experiência de pirocinese. Foi horrível e até não encontrei explicação para isso. Simplesmente eu acordei e ainda deitado imaginei os caibros da casa pegando fogo. De repente o incêndio começou e fiquei apavorado. Tentei apagar. Minha família acordou com o meu desespero. Conseguimos apagar antes de se tornar uma tragédia pior. Foi terrível. É uma lembraça que nunca mais esqueci, mesmo depois de 17 anos. Hoje estou com trinta e é como tivesse sido ontem. Um trauma chocante.

    ResponderExcluir