sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Origem dos Gnomos

Reconhece-se o a.D. 1200, o ano em que o sueco Frederick Ugarph encontrou uma estatua em madeira, muito bem conservada, na casa de um pescador na cidade de Nidaros (atualmente Trondhein), Noruega. A estátua de 15 cm de altura, sem contar o pedestal, trazia gravadas as seguintes palavras:


NISSE
Rikitg Stɸrrelse que significa “Gnomo, estatura real”


A estátua estava em poder da família do pescador há muitos anos e Ugarph encontrou muita dificuldade ao tentar comprá-la, o que somente ocorreu após muitos dias de negociações. A estátua tem mais de 2.000 anos e que deve ter sido entalhada na raiz de uma arvore já extinta, cuja madeira é incrivelmente resistente. Segundo consta a inscrição no pedestal foi feita a muitos séculos após a estatua ter sido esculpida. A descoberta dessa estátua serve para ilustrar aquilo que os gnomos sempre afirmaram: que suas origens são escandinavas.


Foi somente após a Grande Migração dos Povos, no a.D. 395, que os Gnomos começaram a aparecer nos Países Baixos, provavelmente por volta do ano 449, quando o posto avançado romano na Britânia caiu sobre o julgo dos anglo-saxões e dos juntos. Existem evidencia a esse respeito numa carta escrita por Publius Octavus, sargento romano aposentado, dono de uma “Villa” e de algumas terras nos arredores da Lugdunum (atualmente Leiden, na Holanda) Publius não voltara a Roma por ter se casado com uma moça da cidade. Foi por muita sorte que sua propriedade não caiu nas mãos dos Bárbaros. Em sua carta, do ano 470, Publius Octavius disse:

“Hoje tive a oportunidade de ver uma criatura minúscula com meus próprios olhos. Usava um chapéu vermelho e camisa azul. Tinha barbas brancas e usava calças verdes. Disse que morava nessas terras a 20 anos. Falava a nossa língua, misturada com algumas palavras esquisitas. Desde então, tem conversado muitas vezes com aquele homenzinho. Disse-me ser descendente de uma raça chamada Kuwalden – uma palavra totalmente desconhecida para nós – e que existem muitos poucas iguais a ele em todo o mundo. Gosto muito de leite. De vez em quando, vejo-o no pasto cuidado dos animais”.


Durante aqueles tempos difíceis, quando Odoacer, rei dos alemães, finalmente conseguiu combater ate o último dos governantes do Império Romano Oriental, os Gnomos devem ter se estabelecido na Europa, na Rússia, na Sibéria, embora não existam informações precisas a esse respeito. Na verdade, os Gnomos não se interessam muito pela historia escrita, ou, pelo menos, assim o dizem. De qualquer forma, acredita-se que eles mantêm alguns arquivos secretos.



No livro de Wunderlich, de 1580, o autor menciona que, naquela época os Gnomos conseguiam manter uma sociedade sem diferença de classe por mais de 1000 anos. Com exceção do rei, que era escolhido pelo povo, não existem Gnomos pobres ou ricos, inferiores ou superiores. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais se utilizaram na Grande Migração dos Povos para uma renovação de costumes. Tudo é muito plausível ate o momento de mencionarmos um mapa (atualmente extraviado) a respeito de um reino de Gnomos onde existiam muitas minas de ouro Aparentemente, utilizavam-se, então, de mão-de-obra escrava para a extração de ouro e devem existir registros sobre alguns movimentos de revolta dos Gnomos escravos.


A fazermos o uso de informações esparsas, como as mencionadas acima, podemos concluir que os Gnomos procuravam entrar em contato com as pessoas da sociedade em que viviam e faziam parte integrante da nossa própria sociedade até uns 50 ou 100 anos antes do reinado de Carlos Magno(778-814).


Texto do livro "Gnomos" - Leven En Werken Ven De Kabauter.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Meta-Humanos


The Flash
São super seres mais comuns na DC Comics, como se fossem os mutantes, o termo Meta-Humanos foi criado pelo autor George RR Martin.
 

Sinônimos de Super Heróis e vilões, os Meta-Humanos podem ter chegado a serem diferentes de humanos por possuírem poderes especiais que ganharam devido a algum acidente com produtos químicos.

Alguns Meta-Humanos surgiram do cruzamento de alienígenas marcianos do tipo ‘’Marcianos Brancos’’ com os seres humanos atuais, dando origem a seres sobre-humanos com capacidades sem limites como dons especiais de telecinese, vôo, força e inteligência sobre-humana e etc.

Aves de Rapina, Grupo de Meta-Humanas formado para para tomar conta de Gothan City, vigilantes eficientes em combate corpo a corpo, Caçadora, BatGirl e Canário Negro.

É possível manipular os indivíduos com os genes sobre-humanos avançados, criando bombas capazes de acelerar ou retardar seu desenvolvimento biológico.

Super Choque, meta-humano que adiquiriu poderes depois de uma explosão apelidada de Big-Bang.
No universo DC comics os vilões Meta-Humanos, criminosos e fora da lei são encarcerados em prisões apropriadas para a contensão de seus poderes, onde a ciência e a tecnologia de ultima geração são usadas.


sábado, 22 de janeiro de 2011

Mágicos


Mágicos são pessoas que entretêm um publico criando ilusões praticamente impossíveis ou talentos sobrenaturais através de meios puramente sobrenaturais que são chamados de truques, efeitos mágicos ou ilusões.

Mágicos de verdade não podem compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas que não exercem a profissão.


Populares em festas infantis, os Mágicos podem exercer seu trabalho em shows profissionais, circos, teatros, ruas e etc.

Alguns Mágicos já foram até acusados de terem pactos com outras entidades por seus truques serem impossíveis de ser executados.

Existem varias categorias de efeitos que os Mágicos podem fazer em suas apresentações, as mais importantes:

  • Produção (Materialização) O Mágico pode produzir ou materializar vários objetos, pessoas e animais como pombas e coelhos de uma cartola, e até ele mesmo surgindo em um palco vazio com fumaça.
  • Desmaterialização - conhecida também como Vanish, é o inverso da materialização, o Magico pode fazer desaparecer qualquer coisa, como uma moeda, uma carta e etc.
  • Transformação – O Mágico pode transformar algo de um estado para outro, como cores de roupas, pessoas em animais, e etc.
  • Restauração – O Mágico pode restaurar algum objeto quebrado em sua forma original, como uma corda cortada, um jornal rasgado ou um copo de vidro quebrado.
  • Teletransporte – O Mágico faz alguma coisa se deslocar para outro local, como por exemplo, um anel que é emprestado de alguém da platéia, pode aparecer na orelha de outra pessoa. O efeito de dois objetos trocarem de lugar pode ser chamado de Transposição, um teletransporte em uma simultânea dupla.
  • Fuga ou Escape – O Mágico é colocado em alguma jaula ou camisa de força, até dentro de um enorme recipiente de água e é capaz de escapar durante o tempo que for cobrado.
  • Levitação – O Mágico é capaz de desafiar a lei da gravidade e consegue fazer algo ou alguém flutuar pelo ar.
  • Penetração – O Mágico pode fazer algum objeto solido penetrar outro sem que ajam danos, por exemplo, aros de aço por dentro do outro, espadas enfiadas dentro de outras pessoas sem que as machuque, ou até ele mesmo atravessando alguma parede ou espelho.
  • Previsão – O Mágico pode prevê as escolhas de algum espectador e resultados de um evento sobre circunstâncias impossíveis, assim comparado coma a vidência.

Mágicos também aparecem em séries de paranormalidade e mistérios como, Arquivo X e Sobrenatural.

Chupacabras

Chupacabra é um ser criptozoológico que habita partes das Américas.
 
Está associada recentemente, com aparições de um animal, alegadamente desconhecidos em Porto Rico (onde estes avistamentos foram reportados inicialmente), México e Estados Unidos, especialmente em comunidades latino-americanas.

O nome vem do hábito do animal de atacar e beber o sangue de outros bichos, principalmente cabras. 

As descrições físicas da criatura variam, avistamentos de testemunhas oculares têm sido reivindicadas desde 1990 em Porto Rico, e tem sido relatado desde o extremo norte como Maine, e no extremo sul do Chile. 


É supostamente uma criatura pesada, do tamanho de um urso pequeno, com uma fileira de espinhos, que vão desde o pescoço até a base da cauda. A maioria dos biólogos e funcionários do gerenciamento da vida selvagem vê o Chupacabra como uma lenda urbana.
Algumas teorias dizem que esse ser estranho pode ser um alienígena e até mesmo um vampiro de uma nova espécie.

Em Arquivo X no episodio O Mundo Gira, Mulder e Scully seguem um rastro de corpos deixados pelo que poderia ser o Chupacabra, criatura que, de acordo com o folclore de Porto Rico, é cinza, não tem cabelo, tem corpo pequeno, a cabeça grande e olhos enormes e pretos associados com os seres extraterrestres, depois desse episódio, o Chupacabra acabou entrando no noticiário brasileiro como um dos primos do ET de Varginha.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tulpas


A Tulpa é, de acordo com o misticismo de Tibet, um ser ou objeto que foi criado a partir da força de vontade, praticamente, é uma materialização do pensamento que se tornou completamente física.

Algumas Tulpas são muito confundidas com fantasmas e outras criaturas imaginadas pelas pessoas. Um exemplo disso é quando uma comunidade acredita em uma lenda falsa que com a crença de todos acaba a existir, assim se da origem a uma Tulpa.

Em Sobrenatural, Dean e Sam Winchester enfrentam uma Tulpa quando pessoas inventaram uma casa assombrada desenhando símbolos de ocultismo em paredes e depois, fotos da tal casa assombrada foram publicadas na internet, quando milhares de internautas passaram a acessar o site, viram os símbolos ocultos, e com isso se deu origem a Tulpa.


O filme Candy Man, também é um exemplo de Tulpa, quando um assassino que originalmente não existia, acabou a existir.


Em Arquivo X, no episodio Arcádia, também encontramos uma Tulpa, um monstro de lixo e lama que chegou a vida a partir do dono de um condomínio que possuía regras rígidas para os moradores, quem não as seguisse, era morto pela Tulpa.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Metamorfos

Nas lendas indígenas norte-americanas e nórdicas, um Metamorfo ou originalmente ‘Shapeshifter’’ é uma criatura ou pessoa com a habilidade sobrenatural de se transformar em algum animal ou outra pessoa, no lugar onde desejar, apenas trocando de pele para alteração de sua forma.

                                


 Acredita-se que os praticantes da mudança de forma adquiriram esses poderes com a bruxaria, feitiços indígenas e até a mutação.


A lenda dos Metamorfos é muito comum em tribos de Índios Navajos, que muitas vezes falam de seus encontros com estes seres mutantes, em caçadas noturnas e até em suas próprias casas, quando atacam pessoas batendo em janelas, portas, subindo para os telhados e gritando como um animal.


Quando estão transformados em outro ser, os Metamorfos evitam a luz, pois seus olhos brilham como os dos gatos.


 Informações importantes sobre Metamorfos:
  • São muito ágeis, dificilmente são acertados por um tiro ou golpe.
  • Só podem ser mortos se atingidos no coração ou com algum objeto de prata.
  • Alguns podem ler a mente de outras pessoas, porem apenas Metamorfos desenvolvidos o bastante sendo o principal e mais antigo membro de sua raça, podendo também manter um bloqueio em sua mente contra a telepatia.
  • Podem imitar vozes de parentes e choros de bebês para atrair suas vitimas.
  • Alguns usam seu poder de metamorfose apenas para viajar em forma de animal, como uma coruja, um lobo e ate morcegos.
  • Podem ser reconhecidos facilmente em câmeras, fotos, e expostos à lâmpadas. 
  • Podem nascer com algumas mutações e deformações no corpo, como a cor da pele, escamas e caudas.

Algumas pessoas acreditam que certos tipos de Aliens são Metamorfos, e que já estão no planeta Terra, assumindo formas humanas e animais para estudar as pessoas mais perto. Alguns transformados em médicos do governo e até agentes de grandes corporações importantes para a economia mundial.

Metamorfos conhecidos:

Arquivo X, na 4ª Temporada.
Mística (X-Men)
Sobrenatural
True Blood

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Árvores Amaldiçoadas


Árvores Amaldiçoadas, Árvores Assombradas, Malditas, Condenadas, Fantasmas, Mortas, Vivas (Ambulantes) entre vários outros nomes, são um símbolo clássico do Halloween e de cenários góticos que levam a imagem macabra das árvores cinzentas como uma obra de arte.

 

Elas têm uma aparência de árvores mortas e secas, mas podem mexer seus galhos como se fossem braços e mãos, algumas até podem andar e conversar, tudo isso por vários motivos como:

 Bruxas que jogavam restos de ingredientes de poções mágicas nas águas perto de pântanos onde essas árvores geralmente costumam nascer, esses ingredientes agiram de forma química que as matou e as trouxe de volta a vida, como arvores morta-vivas.

 
Outras árvores podem se tornar assombradas quando alguma pessoa é enforcada em um de seus galhos, as pessoas mais antigas acreditavam que o espírito do defunto voltaria a assombrar o lugar e poderia possuir a arvore tornando-a assombrada.

 

Outras árvores podem nascer com formatos de rostos com varias expressões em seus troncos, mas isso não quer dizer que são assombradas, porem existem historias de quando as arvores são irrigadas com sangue, elas nascem com vida e pensamentos próprios.

 

Árvores amaldiçoadas podem surgir por criação de outro ser humano ou mágico, por alquimia, quando elas resolvem apodrecer e parar de produzir frutos para poder gerar sua própria vida. 


Árvores conhecidas:

Salgueiro Lutador de Harry Potter

 Senhor dos Anéis

Em um episódio de Arquivo X, da quinta temporada, onde um espirito possui arvores e até poços de lama.


Dedicação de postagem: *Jim Kennedy's drugue, amigo, parceiro.