sábado, 6 de agosto de 2011

Hansel e Gretel // João e Maria


A historia de Hansel e Gretel é conhecida no português como João e Maria, é de tradição alemã e foi publicado pelos Irmãos Grimm em 1812.


O conto tem como personagens principais os dois irmãos Hansel e Gretel, que são abandonados pelos pais na floresta, enquanto procuram o lugar de volta para casa eles encontram um lugar com muitos doces e guloseimas, mas nele mora uma bruxa que os captura para comê-los no final. Até que é morta pela menina que salva seu irmão e vão embora.

Originalmente, a historia não tinha bruxa, e sim um casal de demônios vermelhos que atraiam as crianças para sua moradia a fim de escravizá-las e depois devorar as mesmas. Mas também passou por modificações, a versão que é conhecida depois do fato dos demônios é de outra Bruxa, que morava em uma casa feita de gengibre, os pais de Hansel e Gretel resolveram abandoná-los por serem muito pobres e não ter condições de alimentar a todos.

O pai leva os dois para um passeio, Hansel consegue marcar uma trilha feita de pedrinhas brancas, mas da segunda vez, ele marca com migalhas de pão que são comidas por pássaros, então se perde com sua irmã, e assim encontram a casa de gengibre, onde começam a comer, nisso, a velha bruxa aparece, os convida para entrar.

A bruxa dá-lhes comida e camas confortáveis, mas quatro semanas depois ela engorda as crianças para poder comê-las. Ela tem um forno preparado e quando vai jogar Hansel, Gretel, em raciocínio rápido empurra a bruxa dentro do forno, e a tranca, deixando assar la dentro, enquanto isso, Hansel pega as coisas de valor e os dois vão embora para casa sendo guiados por um cisne branco.

Chegando lá, encontram apenas o pai, pois sua mãe morreu, então apresentam os objetos de valor ao pai e vivem felizes para sempre.

Na versão dos demônios, eles conseguem apenas matar a demônia, em um cavalete de madeira, cortando-lhe o pescoço e fugindo enquanto o demônio não está os vendo, mas depois a indícios que ele os perseguiu ate a casa e os matou fazendo um ritual.


A historia de Hansel e Gretel foi reaproveitada na serie Buffy – A Caça-Vampiros, quando corpos de crianças com estranhas marcas de ritual são encontradas no cemitério de Sunnydale, mas trata-se de um demônio que toma a forma de Hansel e Gretel, que foram mortos, mas voltam de 50 a 50 anos para punir as Bruxas e incitar a discórdia de pequenas comunidades.

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Estamos em uma sociedade em que o casamento gay está sendo cada vez mais aceito, mas naqueles tempos querer empurrar uma união homoafetiva entre demônios bibas avermelhados ruivos (ui! loucas) é demais. Nada a ver. No final, um demo bichona ainda vai acabar com a família reunida. O autor deveria ser o ancestral de uma dessas novelas medíocres da Globo.

      Fico aqui com a versão original. A bruxa é bem mais comercial. E casa de doces, não de gengibre. No final, a bruxa bate as botas, a mãe tá viva e todo mundo vive feliz. Assim que deve ser.

      Porém, de onde saiu esse cisne? Ou ganso? E por que a Polícia nada fez contra os pais por abandono de incapazes? Cadeia neles! E nunca caíram de bolacha nos demônios homossexuais nem na bruxa pedófila? Liguem urgente pro 190.

      WILLIAM GENGIBRE

      Excluir
    2. Não precisa colocar comentários maldosos nos posta isso ofende! Ninguém precisa saber se você gosta ou não, se você sabe que é verdadeiro ou não! Você não tem provas sobre... Então não vem disrespeitar!!

      Excluir
    3. willian gengibre vc é chato pra caralho,vai arrumar oq fazer e deixa a gente ler esse conto em paz.
      afffz

      Excluir
    4. Cara se so fica ai reclamando de tudo aff
      O conto da disney naum eh bom
      A vida naum eh um conto de fadas
      Por acaso vc sabe das coisas da disney
      Nada eh um conto de fadas

      Excluir
    5. William que comentários feios, sinceramente, parece meu pai falando... e ele já tem 55 anos.

      Excluir
    6. William que comentários feios, sinceramente, parece meu pai falando... e ele já tem 55 anos.

      Excluir
    7. William que comentários feios, sinceramente, parece meu pai falando... e ele já tem 55 anos.

      Excluir
  2. Olhem só a primeira ilustração: isso não é bruxa, mas um bagulho em pé.
    E vejam só a apelação: do irritante alemão Hansel e Gretel para "Joãozinho e Maria". Sou muito mais o abrasileirado. Soa melhor.

    William Hansel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Desculpe-me, não te conheço, nem ia comentar nada, mas eu li todas as suas reclamações em posts anteriores sobre os contos originais. Já faz uns 8 meses que você escreveu isso tudo, talvez você nem leia essa minha resposta, William, mas eu acho que, se você prefere a versão da Disney, você não precisa ofender as histórias em cada post. É só dizer "prefiro a versão da Disney" e pronto. Ofende o pessoal do blog e os leitores. Aliás, você nem tem prova científica de que os contos tão errados! Você por acaso tem uma máquina do tempo?

      Aliás, antes de dizer que os demônios do texto eram gays, tem um demônio e uma demôniA. Naquela época não existia 190 nem cadeia, a bruxa não era pedófila, era uma canibal. E se a história se passa na Alemanha, os nomes deles também vão ser em alemão.

      Excluir
    3. Desculpe-me, não te conheço, nem ia comentar nada, mas eu li todas as suas reclamações em posts anteriores sobre os contos originais. Já faz uns 8 meses que você escreveu isso tudo, talvez você nem leia essa minha resposta, William, mas eu acho que, se você prefere a versão da Disney, você não precisa ofender as histórias em cada post. É só dizer "prefiro a versão da Disney" e pronto. Ofende o pessoal do blog e os leitores. Aliás, você nem tem prova científica de que os contos tão errados! Você por acaso tem uma máquina do tempo?

      Aliás, antes de dizer que os demônios do texto eram gays, tem um demônio e uma demôniA. Naquela época não existia 190 nem cadeia, a bruxa não era pedófila, era uma canibal. E se a história se passa na Alemanha, os nomes deles também vão ser em alemão.

      Excluir
    4. Nos a como esse Willian e chatooooooooo, crítica tudo. CRIA UM BLOG PRA VOCÊ!

      Excluir
    5. willian vai TOMAR NO CU.
      que cara chato pra caralho velho,se não gosta,não leia,vai embora, ninguém precisa desse seu comentário de merda.

      Excluir
  3. Rs. o cara é um idiota. não dêem atenção. Quando ele escrever ahí, nem comentem, coisa ruim se dissolve sozinha.

    ResponderExcluir
  4. Rs. o cara é um idiota. não dêem atenção. Quando ele escrever ahí, nem comentem, coisa ruim se dissolve sozinha.

    ResponderExcluir
  5. Pro comentário maldoso lá. De cima. Aff. Vc pensa que homossexualidade é algo novo?!
    Só que não. Vai procurar a f7ndo em histórias mundiais e biblicas tbm.



    E pra vc dono desse blog. Ele é muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Pro comentário maldoso lá. De cima. Aff. Vc pensa que homossexualidade é algo novo?!
    Só que não. Vai procurar a f7ndo em histórias mundiais e biblicas tbm.



    E pra vc dono desse blog. Ele é muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir