sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Branca de Neve


Imortalizada pela Disney, o conto da Branca de Neve é tradicionalmente do folclore alemão, sendo escrito e adaptado pelos Irmãos Grimm da seguinte maneira:

“Era uma vez, no tempo de inverno, quando os flocos de neve caiam como penas do céu, uma rainha sentou-se numa janela que tinha moldura de ébano negro. Ela estava costurando enquanto olhava para a neve e espetou o dedo com a agulha e três gotas de sangue caíram sobre a neve da janela. O vermelho pareceu tão bonito na neve branca que ela pensou consigo mesma: ’Eu gostaria de ter uma filha branca como a neve, com a boca vermelha como sangue, e os cabelos negros como o ébano’.


Assim nasce a Branca de Neve, como as preces da Rainha sua mãe, que era muito vaidosa e vive se olhando em um espelho, fazendo a famosa pergunta ‘Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?’ O espelho respondia que não, até que Branca de neve completou sete anos, o espelho afirmou que existia, e essa pessoa era sua filha.


A rainha passou a odiar Branca de Neve, e queria ela morta urgentemente, e começa a conspirar para que ela morra a deixando sozinha entre outras, até que não consegue causar nenhum acidente, contrata um mercenário, para que mate a menina, e como prova do feito, lhe traga o coração, pulmões e fígado.


O mercenário não consegue matar Branca de Neve, mandando-a fugir para muito longe, mas para voltar, mata um animal silvestre e leva para a rainha, que os salga e manda os cozinheiros preparar para sua refeição, pois ela acredita que comendo os órgãos da princesa, iria desenvolver características como ela. Logo após comer, ela pergunta ao espelho, se ela era a mulher mais bonita, só que ele responde ‘Branca de Neve’. A rainha fica furiosa.


A Branca encontra a casa dos sete anões, que a acolhem, e avisam que ela não pode deixar ninguém entrar na casa enquanto eles estão fora. O conto da Disney tem foco nos sete anões, mas no original, eles não aparecem com grande predominância. A rainha se disfarça de uma velha senhora, e visita a casa dos anões três vezes, na primeira, amarrando-a com rendas de segurar espartilhos, mas esta é salva pelos sete anões. A terceira visita da rainha é onde ela entrega a tradicional maçã envenenada, que é consumida pela menina, e assim cai no chão.


Todos pensam que a Branca de Neve morreu, e a colocam em um caixão de vidro, até que um príncipe chega, e tenta beijá-la, mas nada adianta, então ele cutuca e a golpeia até que a maçã que esta entalada em sua garganta é cuspida, e assim ela consegue acordar e se casar com o príncipe.


Em outras versões da historia, a rainha muda, sendo uma condessa ou uma madrasta, mas originalmente ela é a mãe biológica da Branca de Neve, que no final tem uma punição macabra, ela é forçada a dançar com um par de sapatos de metal, aquecidos em um forno na brasa. Os sapatos são colocados nos pés da rainha, e dança com tais sapatos de fogo até que caia morta no chão.


Moral da historia original: O narcisismo é uma coisa ruim, e a iconografia religiosa da maçã envenenada é difícil de ignorar, pois ela representa o conhecimento proibido e crescimento intelectual, atingir a fase adulta física não significa que esteja preparado emocionalmente para isso.

22 comentários:

  1. Entendo porque Walt Disney preferiu passar as histórias da forma com que passou. Afinal, pelo visto, as antigas fábulas moralistas eram horríveis!
    No meio de tanto sangue e afins, seria impossível que uma criança entendesse o significado daquilo.

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo pesquisa para um trabalho científico e gostaria de saber se estes contos são realmente os originais? Onde posso encontrar uma fonte mais cientifica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom ler, né? A luz nas trevas.
      Origem científica de contos europeus que se perdem no tempo? Isso nem os historiadores e escritores sabem. São contos de povos diversos que fazem parte do folclore popular europeu, cujas origens são múltiplas: Itália, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Finlândia, Suécia, entre outros. Foram se espalhando, misturando, ganhando elementos novos. E eram, em sua origem, de fato macabros. E vejam, no que se tornaram, séculos depois, através de uma brilhante empresa voltada par a recreação familiar, principalmente o público infantil.
      Muito do que se sabe hoje em nossa sociedade, isso até nas ciências, vem de elementos cujas origens perderam-se e ou foram transformados através do tempo. Até mesmo as formas de vida hoje existentes no planeta não são as mesmas do início da vida terrena. E quando o homem muda também cultura e forma de ver o mundo.
      Quanto a Branca de Neve, novamente fico com a versão Disney.E uma vez mais parabéns aos criadores do blog.

      William Moraes Corrêa

      Excluir
    2. Ouvi dizer que na historia original a Branca de Neve é morta e não somente o coração, mas vários outros órgãos internos dela são levados para a rainha.

      Excluir
    3. Ouvi dizer que na historia original a Branca de Neve é morta e não somente o coração, mas vários outros órgãos internos dela são levados para a rainha.

      Excluir
  3. Estou fazendo pesquisa para um trabalho científico e gostaria de saber se estes contos são realmente os originais? Onde posso encontrar uma fonte mais cientifica?

    ResponderExcluir
  4. A segunda tentativa foi com o pente enfeitiçado!
    Beijos, obrigada por compartilhar os contos!

    ResponderExcluir
  5. A segunda tentativa foi com o pente enfeitiçado!
    Beijos, obrigada por compartilhar os contos!

    ResponderExcluir
  6. peraí a mãe da Branca d neve morre da mesma forma q a madrasta da Cinderela??? sinto mt entendi a intençao do seu Blog, ma snão funcionou mt c essas ihtórias sem fundamento , somente satânicas ou c picos sexuais...cadê as origens ?? quem me garante q essas histórias sejam verdadeiras??? enfim p mim só quer detonar os contos, sei q Walt Disney modificou os originais mas tb sei q a 1ª versão eh praticamente impossível de ser achada pois eram contos, citados d pessoa por pessoa , sendo modificado c o decorrer dos anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, a internet está ai. Pesquise afundo antes de julgar o blog. É só colocar na busca "Contos macabros dos irmãos Grimm" Não é impossivel. Desde quando é impossovél sendo que voc nem existia na época? Os proprios irmãos Grimm tem um filme da vida deles. Pra não passar como ignotante, pesquise antes.

      Excluir
  7. Se acharam essa ruim, li uma versão bem pior. A Branca é assassinada pelo mercenário q leva os órgãos para a rainha.
    Os anões, q na vdd eram crianças q trabalhavam nas minas (pode ser até q o resto não seja real, mas está parte é. Nessa época colocavam crianças pequenas pra trabalhar nas minas, pois os túneis eram mto pequenos), encontram seu cadáver e descobrem o q aconteceu e punem a rainha com os sapatos de metal fervente. O príncipe encontra o cadáver da princesa e o leva pra praticar necrofilia(sexo com cadáver). Porém, quando ela escuta o trotar do cavalo, acorda, sem os órgãos.

    ResponderExcluir
  8. Se acharam essa ruim, li uma versão bem pior. A Branca é assassinada pelo mercenário q leva os órgãos para a rainha.
    Os anões, q na vdd eram crianças q trabalhavam nas minas (pode ser até q o resto não seja real, mas está parte é. Nessa época colocavam crianças pequenas pra trabalhar nas minas, pois os túneis eram mto pequenos), encontram seu cadáver e descobrem o q aconteceu e punem a rainha com os sapatos de metal fervente. O príncipe encontra o cadáver da princesa e o leva pra praticar necrofilia(sexo com cadáver). Porém, quando ela escuta o trotar do cavalo, acorda, sem os órgãos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ouvi uma versão em que o principe leva a Branca de Neve (o porquê eu não lembro). Manda seus empregados levarem ela e ou ela cai no chão e a maçã sai ou um empregado soca a Branca de Neve na barriga, e aí a maçã sai. Mas acho essa aqui no site bem interessante também.

    ResponderExcluir
  11. O blog deixou de dizer que branca de neve e uma história real de uma princesa que e muito invejada por sua madrasta que envenena sua comida e a mata pra provar que tudo é verdade basta apenas acessar o artigo da branca de neve na wikipedia inglesa la eles falam sobre esta princesa.Se acharam isso muito ruim sabia que a da rapunzel é bem pior onde a suposta bruxa na verdade é uma condessa lésbica que se apaixona por uma serva e a as duas vão diariamente tranzar nas torres do castelo,até que são descobertas e tem as vaginas arrancadas em praça pública,o povo se deliciando com a cena aplaudiu o ato horrível do conde traído,agora uma pergunta, será que o povo da idade média tá muito diferente do de hoje ?

    ResponderExcluir
  12. No conto do meu livro está escrito que Branca de Neve é acordada por uma princesa e não por um príncipe ( Ela é lésbica )

    ResponderExcluir
  13. Li uma vez q disseram q existe duas versões da branca de neve, essa e outra em que a branca de neve é amaldiçoada quando pequena, a maldição dizia que quando ela fizesse 7 anos ela morreria, ate que completando 7 anos ela ganha um pente de aniversario amaldicoado e ao usa-lo ele acaba perfurando seu cranio e a "matando", a sua mãe a coloca em 7 caixões de vidro e a deixa em posse de seu irmão caso algo aconteça com ela, a mae dela morre e seu tio leva ela pra casa dele, passam-se anos e o corpo de branca de neve evolui com o tempo, ao entrar num quarto a esposa do tio de branca de neve vê aquela jovem linda e louca de ciumes começa a bate-la e maltrata-la fazendo assim o pente se desprender do cranio dela e removendo o feitiço, branca de neve sofre por dias e dias com surras e mais surras, ate que um dia seu tio a encontra, a liberta e se divorcia da esposa e branca de neve pode viver em paz

    ResponderExcluir
  14. Estava tudo bem, até a parte do príncipe a tentar acordá-la com um . Infelizmente eu ri xD
    Se ela n acorda por bem, vai por mal então, PAH! Da-lhe um tapa! kkkk
    mds

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir