quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mavkas


No Folclore Eslavo, as Mavkas são uma variedade de Rusalkas, que também são associadas com as Ondinas. Elas têm o cabelo muito longo, loiro e liso, tem corpo, mas não é refletido na água e nem possuem sombra.



Na Europa Central, dizem que as Mavkas habitam hoje em dia as montanhas dos Cárpatos, e dizem também que podem simbolizar almas das crianças que foram mortas sem o batismo, ou que já nasceram mortas. Às vezes, parecem jovens garotas que convencem os rapazes e lésbicas jovens para adentrar na floresta onde fazem cócegas ate a morte, ou só arrancam suas cabeças.




Algumas podem suplicar por água benta, para serem batizadas e assim se tornam anjos, agradecendo seu salvador, fazendo vários favores.


Antigamente nas aldeias da Ucrânia, as pessoas quando entravam na floresta, sempre andavam carregando uma imagem da deusa Artêmis, no caso de ver uma Mavka, lhe daria a representação da divindade dizendo: На тобі, мавко, полинь, а мене покинь, que significa “Pegue Artemis e me deixe em paz”.


As Mavkas também têm um lado sombrio visto por algumas pessoas, vistas de frente, são lindas e adoráveis, mas sua visão das costas é tenebrosa, não há pele ou músculos lá, suas vísceras e outros órgãos internos estão expostos, por isso seus cabelos são enormes, capazes de cobrir suas costas.
Rusalka

Há uma lenda antiga nos Cárpatos sobre Mavkas e Samambaias, ela tem a ver com a semana das Rusalkas, na quinta-feira se você for para a floresta e encontrar samambaias, você pode mantê-las em vigilância ate o dia seguinte, observando-as para ter a oportunidade de as ver produzindo uma flor, que dura apenas alguns momentos e depois murcha. 



A lenda continua, e diz que se você conseguir arrancar a flor da samambaia será a pessoa mais bonita do mundo, e se fizer um desejo, ele se realizará. Porem é muito difícil de encontrar uma flor de Samambaia, pois as Mavkas também estão atrás delas, e há uma boa chance delas roubarem a flor antes que qualquer pessoa veja. Se uma pessoa disputa com uma Mavka, a flor da Samambaia, tem que ter muito cuidado, pois elas podem induzir e pegar a flor para elas, mas se conseguir antes, pode desejar ter a maior riqueza do mundo.

 Dedicação de Postagem: Karla Melo, de aniversário. =) s2

2 comentários:

  1. Mano Erik, vim lhe dar os parabéns pelo trabalho e convidá-lo a visitar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bom, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir