sábado, 28 de maio de 2011

Basilisco



Nos bestiários e lendas européias, o Basilisco é um réptil lendário, que tem fama por ser o rei das serpentes, e tem o poder de causar a morte com um único olhar.





O Basilisco está presente no segundo volume da saga de filmes e livros Harry Potter, onde aparece como um dos maiores vilões. Veja aqui o texto escrito pela autora da saga, J.K. Rowling:


"O Basilisco é também chamado King of Serpents (Rei das Cobras). O primeiro basilisco e que se tem notícia foi criado por Herpo, o Sujo, um bruxo das trevas de nacionalidade grega e ofidiglota, que descobriu, após muitas experiências, que um ovo de galinha chocado por um sapo produzia uma cobra gigantesca dotada de poderes extraordinariamente perigosos. O basilisco é uma cobra verde-vivo que pode alcançar quinze metros de comprimento. O macho tem uma pluma vermelha na cabeça. Suas presas são excepcionalmente venenosas, mas seu órgão de ataque mais poderoso são os grandes olhos amarelos. A pessoa que o encara sofre morte instantânea. Se a fonte de alimentos é suficiente (o basilisco come mamíferos e aves e a maioria dos répteis), ele pode atingir uma idade avançada. Acredita-se que o espécime de Herpo, o Sujo, viveu quase novecentos anos. A criação foi declarada ilegal desde a época medieval, embora a prática seja facilmente dissimulável, pois basta remover o ovo de galinha do choco do sapo quando o Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas aparece à porta. Contudo, uma vez que os basiliscos não são controláveis, exceto por ofidiglotas, eles oferecem tanto perigo à maioria dos bruxos das trevas quanto a qualquer outra pessoa, e não há registros de basiliscos na Grã-Bretanha nos últimos quatrocentos anos."

Um comentário:

  1. Legal, nunca tinha lido essa versão.Uma também originária da grécia é de que ele seria um filho da Medusa, um oposto do pegasus

    ResponderExcluir