quinta-feira, 8 de julho de 2010

Afrodite (Vênus)


Afrodite era a Deusa Grega do amor, da beleza, da sensualidade, do erotismo, da fertilidade sexual, e pode ser chamada de Vênus na mitologia Romana, ela é dotada de uma beleza divina, com o corpo escultural e esbelto, e os longos cachos loiros e ruivos, alem de algumas vezes aparecer morena, seus principais símbolos são a Pomba e os Seios.


As versões do nascimento de Afrodite variam, pois existem mais de uma historia que conta sobre o seu nascimento, algumas vezes ela aparece como a filha de Urano, que foi castrado pelo seu filho Crônos, e jogou seus órgãos reprodutores do oceano, então, o sêmen de Urano caiu dentro do mar, e originou ondas que de sua espuma formou-se um ovo encontrado por peixes, eles o empurraram até as margens das praias, e uma Pomba o bicou e quebrou, nisso surgiu uma linda deusa, Afrodite, outra versão do nascimento é que é filha de Dione com Zeus, o rei dos Deuses.


Afrodite teve vários amantes mortais e imortais, e com eles, teve filhos, por exemplo:

O Cupido (Eros) o Deus do Amor, com Ares (Marte) o Deus da Guerra.


Hermafrodito, com Hermes, o deus da fertilidade.
Himeneu, deus do casamento, com Apolo o Deus do Sol.

Príapo, deus deformado da fertilidade, com Baco (Dionísio) deus das festas, do prazer da orgia e do vinho.



Os cultos a Afrodite eram feitos em templos construídos para adorá-la, as pessoas levavam presentes e jóias como ofertas, e algumas faziam o sexo religioso dentro dos templos, podendo ser com mulheres e prostitutas para louvar Afrodite em forma de Orgia.


A cantora Madonna foi considerada no inicio dos anos 90 a Vênus da Eletrônica e a Afrodite Pop, quando abordou temas envolvendo sexo e religião na sua musica, surgiu no palco de sua turnê Blond Ambition de 1990 em uma cama de lençóis vermelhos vestida da Deusa do Sexo com um bustiê e sutiãs em formatos de cone simbolizando o poder feminino assim como dois falos erguidos ao invés de apenas um.


Acompanhada de dois seres hermafroditas representando os filhos de Afrodite, Madonna cantou Like A Virgin e no final de sua performance simula a masturbação e o orgasmo múltiplo.

Video Like A Virgin:



Mais tarde em 1998, Madonna se inspirou em uma representação de Afrodite e apareceu com um visual parecido com o do quadro La Naissance de Vénus (O nascimento de Vênus) no seu sétimo álbum Ray of Light, as cores verdes e azuis do visual são inspiradas nos oceanos que Afrodite se derivou.



Em 2010 a cantora Kylie Minogue lançou um álbum chamado Aphrodite.


Tem como tema a sensualidade da Deusa do Amor, todas as fotos do encarte e o vídeo do primeiro single All The Lovers (Todos os Amantes) foram inspirados na mitologia grega e principalmente Aphrodite, onde ela faz representação do Monte Olimpo feita por uma orgia com o lema da deusa ‘Faça Amor e não a guerra’.


Logo no início do clipe, uma breve representação do nascimento de Afrodite, onde o Leite e o Café que caem no chão representam o orgasmo e a ejaculação, logo depois os marshmallows representando os testículos de Urano caindo no mar para dar origem a Afrodite, o cavalo representa a coragem e o Pégaso, um cavalo alado da mitologia Grega, o elefante enorme que aparece durante o clipe pode representar paz e sabedoria, mas representa também um símbolo fálico com sua tromba ereta sobrevoando entre os prédios, representando um ato sexual, junto dos balões que são como espermatozóides, e Kylie Minogue na ponta da orgia, representa Afrodite soltando o principal símbolo, a Pomba com os mesmos sutiãs cônicos usados por Madonna em sua representação da Deusa Afrodite.




 Veja o vídeo All The Lovers:






Na capa do CD, Kylie aparece com um vestido que lembra muito o útero e as trompas, que são órgãos reprodutivos femininos, e também usa os cones nos seios nas fotos do encarte.



Em 19 de Fevereiro de 2011, Kylie sai com a Aphrodite - Les Folies Tour - uma turnê gigantesca inspirada na mitologia greco-romana e totalmente em Afrodite, chegando ao palco depois de ser invocada pelos seus amantes em uma concha dourada e depois adorada e recebida pomposamente.

Nas outras partes do show 'les folies' Kylie apresentou muitas referencias fantásticas a seres mitológicos como o Pegasus.

Anjos
 Ninfas e Ondinas
 Fadas
 Entre outros seres mitológicos...


Na série de TV, Xena a Princesa Guerreira, Afrodite é interpretada por Alexandra Tydings, aparece como uma Deusa divertida, mimada, sensual, vaidosa e vingativa, não muito inteligente apronta confusões,usa seus poderes para conseguir o que quer, é rival das outras deusas e se torna amiga de Gabrielle.

11 comentários:

  1. mt bom *-*
    adoro mitologia ^^
    texto completissimo
    citando ate a modernidade
    parabens

    ResponderExcluir
  2. Te dou meus parabéns!!! Muito bem explicado, eu nem conhecia a história, depois do que li a respeito da Deusa Afrodite e as comparações com o novo CD da Kylie Minogue, fiquei em choque. Eu simplesmente amei. Tenho que comprar esse CD, ele é muito bem elaborado. =D

    ResponderExcluir
  3. Só vou dizer uma coisa:
    As pessoas deveriam ter mais consciência e bom senso quando foram escrever sobre certas coisas.
    Texto com uma análise absurdamente furada e vaga.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei em choque com o montão de asneiras escritas nesse texto.
    A coisa mais estúpida é ficar achando coisas em locais onde elas nunca existiram. Orgasmo e ejaculação? Testículos de Urano?! Onde é que você viu isso?! Onde? Você tem que provar quando diz que tais coisas represantam o que disse. Você não provou nada e nem baseou todo esse besteirol em lugar algum. Somente pessoas alienadas e sem o mínimo de cultura e percepção vão acabar caindo no conto desse texto superficial e prepotente.
    OBS: Madonna foi Afrodite em 1998 também, em um editorial de divulgação do VMA daquele ano e em 1995 numa apresentação realizada no Brit Awards. Mariah Carey já foi Aphrodite tb, Annie Lennox......
    Ah, fale também que esse video da Kylie é baseado (cópia?) no comercial do Playstation II. Aí sim a coisa fica clara.

    ResponderExcluir
  5. Marcia &amp:Humberto......
    nossaaa!!!!!
    voce além de praticamente ter repitido as mesmas coisas que ja haviam dito acima sobre a INSPIRAÇÃO DE MADONNA EM APHRODITE.....
    parece q voce fez questão de reforça uma coisa que ja tinham acabado de escrever....
    só que com suas palavras.....
    e que mudar mesmo só mudou praticamente as palavras.....o contexto basicamente ficou o mesmo.....
    não!!
    voce reforçou a MADONNA de uma tal maneira e depois citou MARIAH CAREY E ANNIE LENNOX....que parece que o nome delas tinham que aparece a qualquer custo.....
    tudo bem, não haviam falado da MARIAH e da LENOXX.....fez muito bem em lembrar e citar elas.....
    mas voce endeuzou e vangloriou tanto elas que no fim ficou feio seu texto....
    fechandO ele desmoralizando e desvalorizando a KYLIE.........
    o video da KYLIE baseado em (copia)???como assim??? em qual FONTE voce tirou esse absurdo???
    no comercial do playstation....ah ta , falar esse absurdo q vc disse do video da KYLIE fika claro???
    agora todo seu comentario ridiculo sobre a KYLIE voce pensa q ta correto e claro....
    olha minha querida só pra te lembra o que vc mesmo disse para o cara, cujo vc msma falou q td q ele escreveu foi um absurdo......
    absurdo por absurdo.....entao leia seus proprios conselhos:´´A coisa mais estúpida é ficar achando coisas em locais onde elas nunca existiram`´´´Você tem que provar quando diz que tais coisas represantam o que disse. Você não provou nada e nem baseou todo esse besteirol em lugar algum´´
    entao minha filha, peskise sobre a carreira de KYLIE primero pa depois vc fala um A ...e nao vir soltando besteras sem fundamentos ok?????
    KYLIE ja errou mtu sim em sua carreira.....mas chegou até aqui digna e cheia de cultura pop pra nos ensinar.....sim MADONNA é um curso mais intensivo.......mas KYLIE faz muito bm seu papel e é escencial na cultura pop.....ok????
    espere q as dicas tejem servido para alguma coisa.....

    bjus

    ResponderExcluir
  6. Jamais poste nesse blog Mariah Carey ou Annie Lenox !
    Adoreii o post ficou maravilhoso com Kylie fazendo mensagens subliminares que se assemelham a historia do nascimento de Aphrodite
    ficou muito lindo
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Erik
    menino esperto
    Eu nunca conseguiria escrever um texto assim, muito criativo e inovador , (Y)
    Eu gostei , boooas explicações para coisas que eu nem imaginava

    ResponderExcluir
  8. Muito bom (:
    Afrodite é um assunto muito interessante ^^

    ResponderExcluir
  9. Acho que as verdadeiras Afrodites se revoltaram, se "recalcaram"!!!! "Onde ouviu falar de Urano, testículos, blah blah blah?" E onde vc ouviu falar na unanimidade dos mitos!!!!
    Palmas pro Marcelo, tem gente q julga todo o corpo do outro e não tira o grude do umbigo!!!! E, Carol, acho q vc deveria ter bom senso ao discernir que esse texto fala apenas de versões e não de fatos, por isso são mitos (deu pra entender?0!!!! "Não prego um estilo de vida, apenas descrevo um!".

    ResponderExcluir